ATENDIMENTO

Seg. à Sexta,  7h30 às 20h
Aos Sábados, 8h às 12h

Responsável Técnico:

Dr. Rafael Martins Ferreira

CRM SC 14825

© 2019 MF IMAGENS. Agência Döo 

CENTRAL DE AGENDAMENTO: 48 3066 9001        WHATSAPP: 48 99135 4431     

END.:  R. FRANCISCO ROBERTO DA SILVA, 218    PRAIA JOÃO ROSA    BIGUAÇU SC 

NOSSOS

EXAMES

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A Ressonância é um diagnóstico por imagem que utiliza-se de um potente magneto e ondas de rádio-freqüência que produzem imagens de estruturas e dos órgãos internos do corpo. Permitindo observar, de qualquer ângulo, o interior do corpo com muito mais clareza e grande quantidade de informações.

 

Alguns exames de ressonância magnética exigem a administração de contraste - líquido que acentua as imagens dos órgãos e vasos sangüíneos, sendo eliminado pelo corpo através da urina.

                                                                 
Para ajudar no conforto e relaxamento do paciente, são colocados fones de ouvido com música agradável para minimizar os ruídos do equipamento.

 

Durante todo o exame, o paciente é observado e acompanhado por equipe assistencial composta por médico, técnico de radiologia e equipe de enfermagem.  Não é necessário um período de recuperação (a menos que o paciente tenha sido sedado).

TOMOGRAFIA

A Tomografia Computadorizada é um exame similar ao Raio-X, pois se baseia no mesmo princípio técnico do uso de radiação ionizante. Pode-se considerar uma evolução do exame tradicional de radiografia por utilizar mais radiação e conseguir imagens mais nítidas e divididas em segmentos que proporcionam ao médico uma visualização tridimensional.

 

O procedimento é rápido e indolor e por vezes necessita o uso de contraste endovenoso, que serve para realçar nas imagens geradas locais específicos para um diagnóstico mais preciso. O contraste é eliminado pela urina naturalmente.

 

Durante todo o exame, o paciente é observado e acompanhado por equipe assistencial composta por médico, técnico de radiologia e equipe de enfermagem.  Não é necessário um período de recuperação (a menos que o paciente tenha sido sedado).

 

MAMOGRAFIA DIGITAL

Mamografia é o principal exame para detectar o câncer de mama. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. 

  

A mamografia digital oferece vantagens em relação à convencional. A imagem mamográfica pode ser armazenada e recuperada eletronicamente. Permite ao radiologista ajustar as imagens, no próprio monitor da estação de trabalho, realçando ou ampliando alguma área, para melhor analisá-la.

 

Tomossíntese Mamária

 

Pouco difundido no Brasil esse exame é uma variação da mamografia, que usa recursos que possibilitam a identificação de tumores menores. Na tomossíntese, a imagem da mama é adquirida em bloco e depois são recriadas com um milímetro de espessura, permitindo detectar pequenas lesões escondidas na glândula, inclusive quando em seu estágio inicial.

ULTRASONOGRAFIA

A Ultrassonografia, também conhecida como ecografia ou, simplesmente, ultrassom, é um método de diagnóstico na radiologia​da que consiste na formação de imagens através das propriedades físicas do som, permitindo ao médico visualizar e estudar estruturas anatômicas internas.

ULTRASONOGRAFIA COM DOPPLER

O ultrassom Doppler é uma forma especial do ultrassom, útil na avaliação do fluxo sanguíneo de artéria e veias.

 

Pode ser mostrado de várias formas: com som audível, com espectro de cores dentro do vaso ou na forma de gráficos que permitem a mensuração na velocidade sangüínea, podendo detectar estenoses, oclusão, insuficiência venosa (varizes) ou insuficiência arterial.

 

Na gestação, o método Doppler é extremamente importante para monitorar o fluxo sanguíneo do bebê. Em uma tela colorida, médico e paciente podem conferir se os principais órgãos do feto estão sendo bem irrigados e, conseqüentemente, se estão com o nível de oxigenação adequado e funcionamento satisfatório. 

DENSITOMETRIA ÓSSEA

A Densitometria Óssea estabeleceu-se como o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo. Essa é condição indispensável para o diagnóstico e o tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos.


Sabe-se que hoje a densitometria óssea é o único método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e, consequente, predição do índice de fratura óssea.


O objetivo de se fazer uma densitometria óssea é avaliar o grau da osteoporose, indicar a probabilidade de fraturas e auxiliar no tratamento médico. O paciente não necessita de preparo especial e nem de jejum. O exame leva aproximadamente 15 minutos.

Artboard 1 copy 7_0.5x-80_editado